myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Apocalipse Z - O Princípio do Fim (Manel Loureiro)

, , , 0









Livro: O Princípio do Fim
Autor: Manel Loureiro Doval
Nº de páginas: 365
Editora: Planeta
Série/Saga: Apocalipse Z
Nota: 5/5
Skoob









O que você faria se,
um belo dia, ao acordar,
descobrisse que a
humanidade está caindo aos pedaços?



A literatura tem sido permeada por uma variedade de criaturas, desde vampiros, até fadas, e os zumbis não tem tido tanto espaço, mas Manel trás uma obra que com certeza tem a capacidade e qualidade para se destacar entre os pouco livros que retratam esses seres. Esse livro foi minha primeira leitura esse ano, e com certeza posso afirmar que comecei o ano com o pé direito.


Esse livro começou em um blog, onde o autor escrevia trechos do Apocalipse Z, mas o sucesso foi tamanho que acabou se tornando um livro. 

No começo eram apenas mais uma notícia entre as tantas que são publicadas, um atentando terrorista a uma base russa no Cáucaso, e um jovem advogado de uma pequena cidade espanhola começa a observar esse acontecimento com mais atenção, para tal ele cria um blog, onde ele escreve suas impressões sobre os acontecimentos.

São imagens dos Estados Unidos feitas de um helicóptero. É um engarrafamento em uma estrada. De repente, umas duas dezenas de pessoas cambaleantes surgiram andando por uma lateral da via e começaram a atacar os motoristas presos em seus veículos. A cena é horrível. Dura menos de um minuto, mas me deixou tremendo. Posso jurar que os vi morder os motoristas. É impossível. Que, diabos, está acontecendo com essas pessoas?

Mas o que a princípio era algo sem muita relevância começa a tomar vulto, países começam a criar cordões sanitários, as autoridades entram em alvoroço e o que aparentemente começou em uma isolada região do leste europeu começa a se espalhar, mas ninguém sabe do que se trata, ou pior, como se combate, em pouco tempo o mundo cai na mais total desordem.


Em meio a toda essa confusão, o jovem advogado, que não tem nome, junto com seu gato persa, Lúculo, tenta se proteger e se escondee em sua casa, e na medida do possível acompanha os acontecimentos que ele pode ver pelos meios de comunicação ainda existentes, pois as coisas começam a ficar difíceis e em breve água, luz e comida começarão a faltar, cidades inteiras foram devastadas pelas criaturas denominadas de “não mortos”.


Já estão aqui.
    Merda. Posso vê-los da janela. São dezenas, centenas, milhares deles. Estão por todos os lados. Que deus me ajude. Cristo bendito, é impossível!                                     Acho que vou vomitar.


O advogado, seu gato, e seu vizinho são os únicos seres vivos que sobraram no bairro que eles moram, e como os suprimentos começam a faltar, eles terão de sair do refúgio de suas casas e se aventurar por um mundo que aparentemente é regido por criaturas que tem um instinto incontrolável.

A narrativa de Manel é excelente, o livro é escrito em forma de diário e quem nos conta a estória é o advogado, que é o protagonista da trama. O livro apresenta alguns clichês, afinal, muito do que vemos já foi retratado no cinema em matéria de zumbi, mas isso não diminui a qualidade da obra, pois o autor consegue dar uma particularidade a sua obra, com seus personagens inéditos e sua narrativa meticulosa.

Loureiro não poupa o leitor da descrição de cenas e dos não mortos, descrevendo detalhadamente cada mutilação e deficiência que as criaturas apresentam, sem falar que é um livro com bastante ação, e momentos de tensão, mas com certeza vai cobrar um preço alto de leitores que não tem um estômago forte.

Outro ponto que achei muito positivo no livro foi à humanidade que ele conseguiu incutir nos seus personagens, essa não é uma estória de heróis, ou mesmo de vilões, ele retrata pessoas vivendo em um mundo devastado, onde o único instinto vigente é a luta pela sobrevivência. 

Além do mais, o autor conseguiu descrever o alvoroço que se desenrolou após a evidenciação do vírus, como algo quase real, o terror das pessoas, a ação dos governos. Uma narrativa excelente.

Leitura mais que recomendada, só posso dizer que estou ansioso pela continuação.


Série


O Princípio do Fim
Os Dias Escuros
A Ira dos Justos





Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like