myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Guerra dos Tronos ( George R R Martin)

undefined undefined

, , , , 8







O autor americano, George R R Martin, tem sido amplamente aclamado como o novo Tolkien, sua obra tem tido grande repercussão, se tornou uma série da HBO, e tem tido críticas muito positivas. Eu não poderia deixar de conferir essa obra que tem sido origem de resenhas entusiasmadas.


A Guerra dos Tronos é o primeiro volume da série As Crônicas de gelo e Fogo, que já conta com 4 livros publicados, sendo dois no Brasil.

Martin nos conta a história dos Sete reinos, de Westeros, desde a queda da família Targaryen, até a ascensão do atual rei Robert Baratheon, que com a ajuda de seu fiel amigo Eddard Stark, conseguiu tirar a déspota família real do trono.

Há uma grande expectativa nos sete reinos, pois o verão já dura 10 anos, e se diz que o inverno que esta por vir pode durar o mesmo período, o que é muito preocupante, as famílias estão inquietas, afinal como dizem os Stark, “o inverno esta chegando”, e para tal é importante consolidar as posições.

A trama é envolvida em teias de traições, interesses, adultérios, entre outras coisas nada lisonjeáveis. Duas famílias encabeçam a trama, os Stark e os Lannister.

A família Stark é uma das mais importantes do reino, outrora foram os reis do norte, atualmente são os protetores do norte. Eddard Stark é o senhor dessa família, um homem conhecido por sua honra, bravura, e seu censo de justiça, Ned como também é chamado, e pai de 5 filhos, Rob, o primogênito, Bran, Sansa, Arya e o bastardo Jon. 

Ned é amigo do rei, Robert Baratheon, e o antigo Mão do Rei faleceu, e Robert esta cercado de interesseiros, o cargo de Mão é de extrema importância, afinal é o braço direito do rei, sendo assim o senhor Stark é chamado para ocupar a posição do seu antigo amigo, que segundo suspeitas foi assassinado.

Eddard sabe que a corte é um lugar traiçoeiro, pois la é que o jogo de interesses ganha maiores proporções, e lá estão os Lannister, tida como a casa mais poderosa dos Sete Reinos e que a rainha, Cersei, é uma Lannister, além dos irmão da rainha Tyrion, um anão, e vergonha da família, e Jaime, O regicida, e Ned sabe o quanto eles aspiram ao trono

Mas o senhor Stark esta disposto a desvendar os segredos pelo qual seu velho amigo morreu, mas agora ele é a mão e isso também coloca em risco sua vida.

Quando Ned sai do norte em direção a corte ele leva consigo suas duas filhas, Arya, que não se caracteriza nem um pouco com a vida de dama, e Sansa que tudo tem para ser uma dama, seu filho bastardo Jon decide vestir o negro, isso quer dizer ir para a grande muralha, um lugar que guarda os sete reinos dos perigos que existem além da muralha.

Nesse jogo de poder temos o remanescente dos Targaryen, Daenerys (Dany) e seu irmão Vyseris, que a qualquer custo deseja reconquistar seu trono perdido, para tentar alcançar seu objetivo ele casa Dany com um rei Khal, Drogo, que lhe promete homens o suficiente para que ele recupere o trono dos Targaryen.

Os interesses se tornam mais evidentes, as famílias estão exaltadas, a corte está em alvoroço, “o inverno está chegando”, alianças estão sendo formadas, e todos querem mais poder. Tempos e criaturas tenebrosas estão à espreita.

Eu achei a A Guerra dos Tronos fascinante, o autor consegue criar uma trama envolvente, complexa e misteriosa, a estória deixa o autor com grande expectativa. Cada capítulo do livro é contado por um personagem diferente, assim conhecemos diferentes pontos de vista.

Tyrion é um dos meus personagens favoritos, despido de força, mas armado de perspicácia, um homem perigoso e astuto, mas Ned também é um personagem interessante que me chamou muita a atenção.

Martin não se prende a moldes, não pense que esse ou aquele personagem jamais irá cair ou morrer, ninguém, mas ninguém é tão importante para o autor, todo e qualquer personagem tem a cabeça na guilhotina e ele não hesita em liberar a lamina.

Surpreendentemente viciante, são quase 600 páginas de deleite, uma trama com poucos precedentes, uma fantasia e um épico de primeira linha. Não deixe de conhecer A Guerra dos Tronos.

Esse com certeza se tornou um dos meus livros preferidos, e a série tem tudo para ficar em pé de igualdade com a minha preferida.


Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like