myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Clã dos Magos (Trudi Canavan)

, , , 0












Livro: O Clã dos Magos
Autor: Trudi Canavan
Nº de páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Série/Saga: Trilogia do Mago Negro #1
Nota: 4/5
Skoob








O Clã dos Magos é o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro, da autora, Trudi Canavan.

A cidade de Irmadim a muito tempo passa por um ritual de purificação, esse ritual ocorre  desde muito tempo atrás quando o Rei decidiu abrir a portas da cidade para abrigar os cidadãos devido a um acidente que ocorreu levando ao bloqueio parcial do sol, o que levou a uma queda drástica nas colheitas.

Mas durante os dias que se seguiram a esse acidente as pessoas pensando que o fim do mundo tinha chegado, o que aliado a uma cidade superpopulosa, levou ao início de uma série de crimes, levando a formação de gangues e aumento da criminalidade.

Para sanar o problema o Rei delegou ao Clã dos Magos a expulsão desses delatores, mas pessoas de bem também foram expulsas da cidade e formaram fora dos muros às favelas.

Depois de 30 anos desde a última purificação, que passou a ser uma medida recorrente, uma jovem que estava entre os manifestantes descontentes em ter de abandonar a cidade faz algo até então impensável, consumida pelo ódio ela atira uma pedra na barreira dos magos, algo que era feito por grande parte dos manifestantes, mas só que sua pedra teve a proeza de atravessar a barreira, quando ela e os magos constatam isso, ambos consternados o caos se instaura e essa jovem chamada Sonea, resolve fugir com medo da repreenda, e nessa fuga ela poderá contar com a ajuda de uma gangue de amigos.

Mas para o clã dos magos pior que ter sua barreira violada é saber que uma favelada com poderes mágicos fora do controle esta na favela colocando em risco sua vida e dos demais.
Se segue então uma busca alucinada por becos, túneis e pelas favelas com a participação da ilustre gangue dos ladrões, a “instituição” mais importante nas favelas.

Trudi Canavan tem em mãos uma trama muito interessante, seus personagens foram muito bem trabalhados, sua trama é original e ela criou um mundo só seu.

Irmadin é uma cidade entre outras que compõe a terra de Kyralia, após os expurgos a população formou uma grande favela ao redor da cidade, e é entre a favela e o clã dos magos que o leitor é levado nesse primeiro volume.

A narrativa é em terceira pessoa, gostei dessa forma de narrativa porque assim é possível conhecer tanto a visão dos magos que passam a “caçar” Sonea quanto à visão da garota em sua fuga desesperada.

Gostei bastante desse primeiro volume, mas o livro tem alguns pontos incômodos, a perseguição a Sonea cobre grande parte do livro o que faz com que por muito tempo o leitor fique girando no mesmo eixo. Outra questão que acho que poderia ter sido mais trabalhada é a descrição desse mundo inédito, que parece um ambiente feudal mais evoluído. Contudo a autora peca em restringir os acontecimentos entre o clã dos magos e as favelas, gostaria de conhecer um pouco mais desse mundo e seus povos.

Mas o ponto que mais me incomodou foi à tradução, um uso excessivo de gírias na tradução, mesmo sendo “traduzido” no final do livro poderia ter sido minimizado.

A magia é presente nesse primeiro volume, mas não se apresenta na sua forma mais clara, a magia no livro tem um caráter mais introdutório, o leitor é apresentado ao ritual de iniciação, não me incomodou, mas espero que a magia seja mais presente no segundo volume.

Os personagens foram muito bem criados. Sonea tem personalidade, uma personalidade forte diga se passagem, a garota é corajosa e determinada, gostei dela. Entre os magos também temos bons personagens como o mago Rothen, um velho mago contido e poderoso e o jovem e impetuoso Dannyl.

Enfim, o Clã dos Magos é um livro cheio de aventuras, com uma carga de mistério bem balanceada, um mundo mesmo que limitado interessante, personagens bem trabalhados, um final que faz o leitor desejar com ansiedade o próximo volume e um enredo que promete surpresas, aliado a uma narrativa que mesmo tendo alguns problemas é bem fácil de acompanhar fazem desse livro uma leitura mais que indicada. Vale a pena!





Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like