myfreecopyright.com registered & protected

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A Esperança (Suzanne Collins)

, , , 0









Livro: A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Nº de páginas: 421
Editora: Rocco
Série/Saga:  Jogos Vorazes
Nota: 5/5









O desfecho da trilogia Jogos Vorazes foi uma leitura que eu aguardei com grande curiosidade. Não há como não criar alguma expectativa para a leitura desse livro após a leitura dos livros anteriores, que com certeza foram volumes capazes de surpreender o leitor. E “A Esperança” não foi diferente, Suzanne surpreende com uma série de acontecimentos, digamos, conturbados.

O título é um ponto que eu vi ser comentado em todas as resenhas que li, e devo dizer que se justifica toda a crítica em torno da “tradução”.  Um leitor desavisado que vê um título como esse pode criar alguma esperança quanto ao desfecho da trama, mas esse não é um caminho certo, a não ser que você seja um leitor que goste de ser tragicamente surpreendido. Por fim, acho que quando decidiram colocar esse título o humor negro estava reinando.

Panem sofreu algumas transformações desde o primeiro volume, Katniss Everdeen promoveu uma verdadeira revolução, e depois do final surpreendente de “Em Chamas” somos levados a luta final pela “liberdade” dos distritos.

Mas aqui os acontecimentos não tem a mesma ação e velocidade  que prevaleceram nos primeiros 2 volumes. Aqui a questão política recebe uma atenção maior. Katniss agora é a figura da revolução, os revoltos têm de ver nela uma figura estimulante, afinal de contas ela foi à chama que levou a sublevação, ela é o tordo.

Agora sobre a proteção do até então isolado distrito 13 ela tem a tarefa de guiar a revolução, contudo a perda de Peeta e o choque após o Massacre Quaternário são fantasmas que constantemente estão a assombrá-la.

Uma parte considerável do livro se passa no distrito 13, Katniss tem agora sua família segura, mas o distrito 12 foi dizimado, sua antiga casa na qual ela morou com seu pai não existe mais, grande parte das pessoas que ela conhecia foram exterminadas, e ela é a única esperança daqueles que estão vivos. Os distritos querem se libertar do regime opressor da capital, e o tordo é um personagem indispensável.

A Esperança foi uma leitura com certeza diferente, Suzanne foi capaz de criar uma sucessão trágica de peso. Esse é um livro que com certeza pode desagradar leitores desejosos de finais agradáveis, nesse livro a autora foi um tanto quanto dura no decorrer dos acontecimentos.

Eu particularmente sou um leitor que gosta de uma dose considerável de tragédia, na verdade, em alguns casos, e nesse se aplica, a tragédia é mais condizente com a “realidade” do que finais permeados de boas novas.

Katniss está abalada, Peeta é refém da capital, Gale tenta ser o esteio de Katniss. No volume anterior Katniss me irritou um pouco, mas nesse em especial ela chegou a me tirar do sério, a eterna indecisão entre Gale e Peeta, as decisões equivocadas e sua mente perturbada me renderam momentos de irritação. Mas, felizmente, ela foi capaz de me brindar com uma decisão final que merece respeito.

A Esperança é um desfecho cheio de acontecimentos perturbadores, Suzanne em nenhum momento colocou seus personagens no caminho mais fácil. Tragédia é um ingrediente constante, quando o leitor pensa que as coisas estão começando a melhorar acontece algum acidente. 

Portanto, esse não é um livro que pode agradar a todos os leitores da saga, no entanto é um final, a meu ver, condizente com a história. 

twittertwitterfacebook
Para visualizar a resenha basta clicar sobre a capa

Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like