myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estilhaça-Me (Tahereh Mafi)

, , 0








Livro: Estilhaça-me
Autor: Tahereh Mafi
Nº de páginas: 302
Editora: Novo Conceito
Série/Saga:  Estilhaça-me
Nota: 4/5
Esse é o tipo de livro que geralmente divide opiniões, eu tentei ficar o mais longe possível de resenhas e comentários sobre o livro antes de poder lê-lo, dessa forma comecei a leitura sem muito o que esperar a não ser que eu encontraria uma semelhança com X-Man.

Juliete está reclusa há exatos 264 dias em um manicômio de segurança máxima, durante todo esse período ela não viu um ser humano se quer, seu mundo se limitava a imagem limitada da janela de sua cela.

A causa de sua reclusão é porque ela possui um poder, ou maldição, assombroso, seu toque é fatal, basta ela encostar-se a uma pessoa para que essa pessoa morra.

A trama é uma distopia e se passa em um futuro não definido, mas o mundo que conhecemos não mais existe, o Restabelecimento, força mundial que assumiu o poder do mundo, e substituiu os governos por uma nova forma de dominação. O mundo foi divido em setores, e em cada setor existe um comandante responsável pela mantença da ordem.

O Restabelecimento tem planos para Juliete, o seu poder pode ser utilizado como uma ferramenta de poder para aumentar a força do restabelecimento. Contudo talvez haja um conflito de interesses nesse ponto, Juliete não está disposta a ser utilizada como arma.

Não irei além na descrição do livro para evitar spoiler. Taheref criou uma história interessante, um mundo devastado, onde as pessoas foram expropriadas de quase todos os seus direitos e um poder autoritário assumiu o controle da humanidade.


Juliette é uma menina problemática, com 17 anos ela não pode se dar ao luxo de encostar em qualquer pessoa, pois sabe que caso o faça as conseqüências serão nefastas. O manicômio não ajuda nem um pouco a amenizar a situação, pois lá ela fica reclusa sem ter contato ou mesmo visão de qualquer ser humano.

Esse universo distópico poderia ter sido muito mais explorado, Estilhaça-me é um livro bem introdutório – já que se trata de uma trilogia – mas a autora poderia ter avançado muito mais em termos de descrever a sociedade, nos é apresentada a visão limitada de Juliette ficando algumas questões obscuras ao leitor.

"Mas coisas acontecem quando as pessoas me tocam.
Coisas estranhas.
Coisas ruins.
Coisas Mortais."

Essa abstenção no tratamento do mundo distópico abre espaço para a exploração de um romance, o qual a autora explora incansavelmente, e em certa medida me incomodou.

A comparação com X-Men tem precedentes, Juliette tem um poder bem parecido com o da Vampira, o que pode acabar parecendo cópia, mas o contexto no qual a situação é bem diferente de X-Men.

O desfecho de Estilhaça-me é daqueles que deixam o leitor curioso para a continuação da serie, e foi uma das partes que mais gostei.  

Um universo distópico que tem muito o que ser explorado, a pegada X-Men, personagens bem caracterizados, uma narrativa agradável, cenas de ação e a possibilidade de um segundo volume bem melhor – ou assim espero – fazem de Estilhaça-me uma leitura interessante e válida, em especial para leitores que apreciam um romance bem explorado, ou mesmo leitores que gostam de tramas sobrenaturais e distópicas. 


Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like