myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A Filha da Minha Mãe e Eu (Maria Fernanda Guerreiro)

, , 0









Livro: A Filha da Minha Mãe e Eu
Autor: Maria Fernanda Guerreiro
Nº de páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Série/Saga:  -
Nota: 3/5
Skoob










Mariana descobre que está grávida, mas diante dessa novidade ela se vê obrigada a fazer um retrocesso a seu passado, e reviver a relação conturbada com sua mãe, Helena. A partir desse ponto a história retorna a infância de Mariana, e então passamos a acompanhar sua história, mas muito mais do que uma relação entre mãe e filha, ela revê sua história familiar agregando todos os atores nesse processo.

Helena sempre foi uma mulher muito dura, uma leoa para defender os filhos, Mariana e Guga, mas rígida. Para Mariana esta não era uma situação simples, ela e seu irmão estavam acostumados à posição da mãe, contudo para Mariana a relação era muito mais difícil. Helena é o tipo de mãe que acima de tudo tem apreço pela hierarquia entre mãe e filha, o que impede que se desenvolva uma relação de amizade entre as duas. O distanciamento da mãe acaba por contribuir para que Mariana se aproxime mais do pai.

Outra questão que perturba Mariana é o tratamento diferente que sua mãe dá a seu irmão. Mesmo rígida, quando se tratava de Guga, Helena era menos severa, já no caso de Mariana ela não hesitava em castigá-la.

Uma relação difícil, conturbada, conflitante se instaura entre mãe e filha, mas Helena é uma boa mãe, não pensa duas vezes quando tem que defender seus filhos, mas sua posição de distanciamento dificulta o relacionamento com a filha.

O leitor é levado a acompanhar essa relação até onde as memórias de Mariana alcançam. Maria Fernanda Guerreiro criou um drama interessante, uma história verossímil, que pode ria muito bem evidenciar a relação familiar de muitos lares brasileiros.

Como eu disse anteriormente, muito mais que a relação entre Mariana e Helena, a obra vai mais além e trata de uma série de problemas familiares. O relacionamento entre país e filhos, entre irmãos e as mudanças com o decorrer do tempo, na infância, e em especial, na adolescência. 

A narrativa é leve, sem complicação, o que torna a obra uma leitura fácil. Os personagens são bem arquitetados o leitor pode se ver alçado para dentro da obra dada a humanidade dos personagens.

Se o que você busca é romance, talvez esse livro não seja o mais indicado. Guerreiro procura evidenciar dramas familiares, não que o romance não esteja presente, mas a carga dramática prevalesse.

Uma história de fácil leitura e que pode espelhar o drama de muitas famílias brasileiras, faz com que “A Filha da Minha Mãe e Eu” se constitua de uma leitura interessante.


Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like