myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A Fera Interior (Lotte e Soren Hammer)

, , , , 0








Autor: Lotte e Soren Hammer
Nº de páginas: 448
Editora: Vertigo
Série/Saga: Konrad Simonsen #1
Nota: 4/5










“As mãos de todos tinham sido amputadas, mas os antebraços estavam intactos desde o cotovelo até o punho. As faces estavam desfiguradas. As genitálias também foram mutiladas - de forma a ficarem irreconhecíveis - ou arrancadas. A morte e os ferimentos davam aos homens uma aparência muito semelhante, como se os traços físicos próprios de cada um não existissem. Simonsen sabia que depois de examiná-los mais minuciosamente, a individualidade de cada um iria reaparecer.” 
A Fera Interior é o primeiro romance policial dos irmãos Hammer. Em sua estreia os irmãos trazem um assunto delicado na Dinamarca, a pedofilia.

Assassinato em massa. Cinco corpos são encontrados em uma escola enforcados e  brutalmente mutilados – castrados. O inspetor chefe Konrad Simonsen é chamado para tratar do caso. Ao que tudo indica os crimes foram uma execução. As vítimas foram metodicamente selecionadas e executadas. A motivação ainda parece ser um mistério. Mas de súbito começam a correr rumores de que o crime foi uma vingança contra pedófilos. Simonsen e sua equipe não tem como confirmar a informação, afinal, os corpos sequer foram identificados. Mesmo assim o rumor ganha força.

De repente o país entra em uma mobilização sem precedentes. Publicitários, campanhas midiáticas, a população todos estão em alvoroço, e o único interesse das pessoas é ver as leis dinamarquesas se tornarem duramente rígidas em relação aos crimes de pedofilia. Com esse cenário, o trabalho da polícia se torna muito difícil. Quase nenhum cidadão está disposto cooperar com a polícia; eles não querem que o assassino, que assumiu status de justiceiro, seja preso. Para agravar a situação, vídeos envolvendo pedófilos e os assassinatos são vazados para a mídia. A situação se torna cada vez mais complicada.

Simonsen se vê em uma posição vulnerável, a opinião pública conspira contra ele, a mídia reforça o furor da massa e acusa a polícia. Ainda assim, o velho detetive está disposto a encontrar os assassinos. Para ele o que importa é que um crime foi cometido, cinco pessoas foram brutalmente assassinadas, e não importa qual seja a justificativa. Muitas pessoas não compartilham da mesma opinião do policial.


O trabalho de Hammer&Hammer trata de uma tema extremamente delicado, e, certamente, não apenas para a Dinamarca. Nesse sentido, os autores tocam um ponto sensível: é legítimo fazer justiça com as próprias mãos? E sobre esse aspecto reside um grande mérito de A fera interior. Os autores não apenas entregam ao leitor uma trama policial densa, mas conseguem avançar envolvendo aspectos de implicação legal e moral. E quanto a isso o livro tem uma abordagem que impede com que o leitor permaneça neutro. É praticamente impossível não se comprometer com a leitura.


Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like