myfreecopyright.com registered & protected

sexta-feira, 15 de março de 2013

A Aprendiz (Trudi Canavan)

, , , , , 0










Livro: A Aprendiz
Autor: Trudi Canavan
Nº de páginas: 544
Editora: Novo Conceito
Série/Saga:  Trilogia do Mago Negro #2
Nota: 4/5








O gênero fantástico é um campo literário no qual me sinto muito bem localizado. Os livros desse gênero, via de regra, oferecem ao leitor possibilidades de viajar por um mundo não apenas diferente, mas inédito. Essa potencialidade da qual os autores podem se aventurar é também um terreno de relevo irregular: a exploração de um mundo singular pode ser determinante para o sucesso ou fracasso da obra.

Canavan é um caso de sucesso. O mundo que ela projetou que nós é primeiramente apresentado em “O Clã dos Magos”, primeiro volume da trilogia, ganha expansão em “A Aprendiz”.

Após os tumultuados acontecimentos que transcorreram no primeiro livro, as coisas se assentam. Se não se pode contemplar a mesma corrida em busca de uma maga com poderes fora do controle pelos recônditos de uma favela inóspita, como fomos levados em O Clã dos Magos, somos lançados a um panorama diferente, mas não menos fascinante.

Sonea depois de passar alguns meses no clã parece ter finalmente conseguido acreditar em seu tutor, Rothen. A relação entre os dois passou a um nível de afeto expressivo. Sonea é uma aprendiz com grande potencial, mas que é limitada pelo preconceito devido a suas origens.

A jovem maga agora tem novos desafios pela frente, sua iminente entrada na universidade é precedida por expectativas negativas, ela sabe que não será bem aceita em uma turma formada pela elite de Kyralia. Não bastassem suas expectativas pessimistas, elas logo se mostram justificáveis de uma maneira incômoda. Sonea se verá confrontada por uma figura menosprezável, Regin, o herdeiro de uma poderosa família Kyraliana. O jovem promove uma campanha difamatória e agressora para atingir e prejudicar Soena.

A impetuosidade da outrora corajosa e destemida Sonea é arrefecida por um ambiente não só diferente, mas muitas vezes adverso. Esses fatores levam a garota a encarar sua nova situação de uma maneira passível, traumas passados ainda a atormentam. Mesmo que ela se mostre de uma fibra e perseverança impressionantes.

Para endossar as coisas Akkarim, o Lorde Supremo, continua o senhor incontestável do clã, e uma aproximação de Sonea pode ocasionar uma vida ainda mais dramática para ela.

Enquanto isso Dannyl foi elevado a embaixador do clã e tem a missão de se dirigir a corte de Elyne. No entanto, sua tarefa é maior que a de um embaixador, uma missão de extrema importância lhe foi delegada e agora ele tem de percorrer as terras aliadas em busca das informações que lhe foram designadas.

Em “A Aprendiz” Canavan se superou. Se no livro anterior prevaleceu uma ação delongada, nesse volume a autora a substituiu por um desenvolvimento de personagens cuidadoso. Os personagens nesse livro consolidam a atenção do leitor. Canavan mostrou que mais que criar um mundo fantástico ela é também uma ótima contadora de histórias. A atuação de seus personagens não se apresenta de forma padrão. Sonea se vê temerosa e precavida diante de sua nova realidade. Dannyl tem uma missão importante e é confrontado com antigos dilemas. Akkarim se mostra uma figura impressionante e misteriosa, como se poderia esperar de um personagem em sua posição.

O elemento descritivo, que tanto valorizo nos livros desse gênero, também foi reforçado. O leitor é levado pelas terras aliadas em uma viagem por culturas e situações diferentes, curiosas e inusitadas.

Caso seja verdade que se tratando de trilogia, o segundo volume, é aquele que guarda os ingredientes essenciais e relevantes para o desfecho que se avizinha, Canavan conseguiu cumprir o objetivo.

Trilogia do Mago Negro:

O Clã dos Magos - Resenha
A Aprendiz
O Lorde Supremo


                                                 /



Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like