myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Feche Bem os Olhos (John Verdon)

, , , , , 0







 Livro: Feche Bem os Olhos
Autor: John Verdon
Nº de páginas: 432
Editora: Arqueiro
Série/Saga:  Dave Gurney - livro 2 
Nota: 5/5 - Favorito









Brilhante. Essa foi à palavra que me veio à cabeça logo que comecei a ler “Feche bem os Olhos”, John Verdon  já havia me surpreendido em “Eu Sei o que Você está pensando”, mas nesse livro ele  definitivamente se superou.

Romance policial é um dos gêneros literários que mais aprecio. Alguns elementos são essenciais aos livros desse gênero, a ação é um elemento de importância expressiva, o suspense um ingrediente indispensável, os personagens, em menor ou maior grau, podem significar tanto o sucesso quanto o fracasso da obra. Eis que John Verdon consegue coadunar esses elementos de forma muitíssimo bem sucedida, claro, o suspense existe em uma dose adequada, a ação é mais esparsa, no entanto, o desenvolvimento dos personagens que se pode encontrar com esse autor é um elemento raro. E esse desenvolvimento e em tal nível que consegue sobremaneira tornar os personagens tão importantes quanto o crime.

Após solucionar o misterioso caso Mellery, Dave Gurney, o superdetetive, já aposentado na época do caso Mellery, se vê novamente as voltas com um novo mistério. Mas voltar a ativa após a aposentadoria uma segunda vez pode fazer com que seu casamento, já bastante debilitado, chegue a um ponto de esgotamento.

Contudo, o crime é bastante curioso. Uma noiva teve sua cabeça decepada no dia do seu casamento, horas antes do brinde. O assassino é um mexicano que vivia na casa dos recém-casados, mas o elemento simplesmente desapareceu, deixando para trás o facão utilizado para cortar a cabeça da vítima. Até aí nenhum mistério. No entanto, a trilha que levou ao facão, que foi descoberto por um cão farejador, não leva mais a lugar algum, como se o assassino tivesse evaporado no momento em que deixou o facão. Bastante intrigante.

Dave é logo chamado para oferecer apoio à mãe da jovem vítima, a noiva tinha apenas 19 anos. Uma conversa com a mãe só faz as coisas ficarem ainda mais interessantes. Uma breve submersão no caso leva Gurney a encontrar uma série de inconsistências, mas as provas não levam a lugar nenhum. Gurney não é um homem dado a aceitar inconsistências, ele objetiva respostas, e é em busca delas que ele se joga no novo caso de assassinato. Começa ai uma história tortuosa e interessantíssima.

Os personagens literários podem ter diferentes tipos de vícios, Dave Gurney também tem o seu, e o caso dele é crônico, seu vício é uma necessidade incontrolável de solucionar mistérios. Ele chegou ao ponto onde não há mais a separação entre o homem e o detetive, ambos são a mesma pessoa, tem os mesmos anseios e objetivos.

O desenvolvimento psicológico de Gurney, que já havia sido muito bem conduzido em “Eu Sei o que você está pensando”, evolui de forma muito positiva nesse livro. Gurney é um homem decidido, um detetive inteligente, cerebral, usa a mente de forma constante, utiliza de método dedutivo e indutivo para chegar a suas conclusões. Verdon ainda abre espaço para sua vida pessoal, e ai ele desenvolve o "homem-detetive", que passa por uma crise no casamento e também tem dilemas pessoais comuns a muitos seres humanos.

Não obstante, não é só  Gurney que é brindado com a caracterização competente de Verdon, quase todos os personagens do livro são arquitetados de forma meticulosa, personagens curiosos, misteriosos, inteligentes.

Aos fãs de romance policial uma leitura essencial, e aos leitores assíduos de obras inteligentes, com personagens brilhantemente desenvolvidos, um crime complexo - quase inescrutável -, e um desfecho digno de John Verdon, ou seja, dos melhores. "Feche bem os olhos" é uma leitura mais que indicada.

Embora seja o segundo livro de uma série, a despeito das referências ao livro anterior, Feche Bem os olhos pode ser lido de forma independente. 


Série Dave Gurney

1 - Eu sei o que você está pensando
2 - Feche bem os olhos




Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like