myfreecopyright.com registered & protected

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Ascensão do Governador – The Walking Dead (Richard Kirkman e Jay Bonansinga)

, , , , 0









Livro: A Ascensão do Governador 
Autor: Robert Kirkman  e Jay Bonansinga
Nº de páginas: 361
Editora: Galera Record
Série/Saga:  The Walking Dead #1
Nota: 4,5/5










"Ele nunca amou ninguém [...] Mas na primeira vez que ele viu a menininha, um pacotinho recém-nascido, há sete anos e meio, aí sim ele aprendeu o que é o amor.

   Significa ter medo e se sentir vulnerável pelo resto da vida." p. 224
  

The Walking Dead é uma das séries mais aclamadas da atualidade. O surgimento de uma versão literária, além da Hq, deixou alguns fãs ansiosos pela perspectiva de descobrir as origens e os motivos que vieram a dar forma ao vilão da série, que rivaliza em maldade com os zumbis, o famoso Governador.

É exatamente essa a proposta do livro, demonstrar como o Governador, chegou a seu nível de crueldade. Acreditem a viagem pelos esclarecimentos dessa questão é extremamente válida, impressionante e em todos os sentidos, perturbadora.

Intenso e macabro. Foram esses os adjetivos que me vieram à cabeça assim que terminei a leitura de A Ascensão do Governador, Robert e Jay foram muito felizes em expor a ascensão desse personagem impressionante.

Tudo começa com um pequeno grupo de refugiados, Philip Blake, o líder, Brian Blake, seu irmão mais velho, Nick e Bobby, amigos de Philip, e Penny, a pequena e amada filha de Philip. Estas pessoas são parte de uma restrita parcela da população que conseguiu sobreviver ao apocalipse zumbi. Agora eles estão em busca de um campo de refugiados anunciado pelos meios de comunicação, quando estes ainda funcionavam. 

Em busca desse local o grupo terá de enfrentar grandes desafios, primeiro os zumbis, criaturas motivadas por um único motivo, comer carne humana, detentores de uma perseverança pouco observada. Entretanto, não são apenas os zumbis que criam obstáculos durante o percurso, nesse “novo mundo” além de buscar superar os zumbis tem os conflitos entre os grupos humanos dissidentes.

Mas apesar do desafio o grupo conta com pessoas determinadas, Philip é um líder nato, forte, determinado, destemido e possuidor de um princípio de sobrevivência que faz com que as questões morais não se sobreponham aos obstáculos, sejam eles humanos ou zumbis. Já seu irmão, Brian, é um homem temeroso, e acaba sendo a babá de Penny. 
“ - Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos transformando em monstros piores que eles, está me entendendo? Agora não existem mais regras! Não existe filosofia, não existe misericórdia, não existe perdão, agora somos nós e eles e tudo o que eles querem fazer é devorar a gente! E por isso nós é que vamos devorar a porra dos zumbis! A gente vai mastigar eles e depois cuspir no chão e nós vamos sobreviver a essa situação, ou então eu vou destruir a droga do mundo! Você entendeu o que eu falei? ENTENDEU O QUE EU FALEI?" p. 119

A Ascensão do Governador é um livro intenso, consegue em suas pouco mais de 300 páginas, discorrer sobre uma trama complexa, cheia de conflitos e desafios que poderiam fazer seres humanos menos preparados desmoronarem. E é macabro, o mundo pós-apocalipse zumbi é ao mesmo tempo surpreendente e nefasto, portanto, destruição e sangue são ingredientes constantes durante todo o decorrer do livro, momentos de calmaria são interrompidos por cenas de uma selvageria digna de nota.

A narrativa bem ambientada, somada a qualidade dos autores em caracterizar os personagens de forma bem sucedida e descrever cenas que permitem que o leitor se sinta parte dos acontecimentos fazem de A Ascensão do Governador uma ótima leitura. O final, que é abruptamente inesperado, só torna a leitura mais interessante. 

Esse primeiro volume possibilita ao leitor conhecer as origens de formação do Governador, o livro oferece uma ampla visão sobre os elementos que levaram a constituição de um monstro, que tanto já traz em si o elemento da maldade, quanto, em certa medida, tem esse elemento agravado e impulsionado pelas condições adversas de um mundo pós-apocalíptico.

Por tudo que foi colocado vale acrescentar que esse não é um livro para todos os leitores devido as cenas violentas e sanguinárias. Por outro lado, caso esses elementos não sejam problema, a leitura certamente valerá a pena.

A Ascensão do Governador é um livro digno de carregar o peso da série televisiva que o precede, é um livro mais que indicado para os fãs, um complemento importante, e uma leitura que vale cada página. 



Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like