myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Caso Rembrandt (Daniel Silva)

, , , , , 0









Livro: O Caso Rembrandt
Autor: Daniel Silva
Nº de páginas: 304
Editora: Arqueiro
Série/Saga:  Gabriel Allon
Nota: 4/5









Daniel Silva é conhecido pelas suas histórias envolvendo intrigas internacionais, além de ser considerado um dos expoentes das tramas de espionagem. Espionagem é um “subgênero” do romance policial que aprecio bastante, mesmo que minhas leituras desse "subgênero" fiquem aquém do que eu gostaria.

Em “O Caso Rembrandt” somos apresentados a o famoso espião israelense, Gabriel Allon, reconhecido como herói nacional, e tido como um dos agentes mais competentes do serviço secreto israelense, Gabriel retorna para sua décima aventura.

A Europa tem sido assolada por um número crescente de roubo de obras de arte. Em meio a essa onda, na cidade de Glastonbury, na Inglaterra, uma obra de arte é roubada e o restaurado responsável pela obra é assassinado. Mas não se trata de uma obra qualquer, e sim, de um Rembrandt autêntico e que nunca foi exposto ao público. O responsável pela obra era o negociante de arte, Julian Isherwoon, que se vendo em uma situação delicada recorre ao único homem que ele considera capaz de recuperar o Rembrandt, Gabriel Allon, o restaurador de arte e espião israelense.

Gabriel há  algum tempo se afastou de suas atividades devido a um experiência traumática vivenciada em uma operação. Contudo, ele decide ajudar Julian, mas muito mais que uma simples obra de arte roubada, um mistério poderoso e que já vitimou algumas pessoas se esconde por trás desse quadro, um segredo que recende a um período negro da história da humanidade. Tendo em vista toda a problemática que envolve o quadro, Gabriel empreende uma busca internacional por pistas, indo a lugares como a Buenos Aires, Amsterdã, Genebra, dentre outros.

Mais uma vez Allon se vê as voltas com o “Escritório”, a forma como se refere ao serviço de inteligência de seu país. Uma caçada perigosa se coloca em ação em busca de desvendar os segredos por trás do quadro e tentar impedir que ocorra um desastre.

Esse cenário é apenas a ponta do iceberg, acontecimentos muito mais profundos se escondem por trás do Rembrandt, acho melhor não falar muito sobre eles. 

Daniel Silva é merecedor da fama que lhe é atribuída. Os livros de espionagem são  um tanto diferentes dos demais subgêneros do romance policial, neste os acontecimentos tem contornos mais abrangentes, o número de personagens envolvidos é maior, e as questões envolvidas vão além de um Serial Killer assassino, em histórias de espionagem, geralmente, as tragédias levam a acontecimentos mais perniciosos.

Mas, também é verdade, pelo menos no caso desse livro, que dada a necessidade de investigação, o ritmo não pode ser descrito como eletrizante, mas uma tensão perturbadora permanece no ar.

Gabriel Allon é um espião temido e respeitado. Portador de uma estatura mediana, já com o cabelo grisalho, o que leva alguns a cometer o erro de subestimá-lo. Allon é um espião que mesmo portando toda a frieza que o seu ofício demanda, tem uma relação de afeto com muitos dos companheiros, e está disposto a fazer todo o possível para protegê-los. Em contraste, implacável, é a palavra que melhor expressar o que Allon representa para seus inimigos,  ele é surpreendentemente mortal.

Mesmo sendo esse o 10º livro da série estrelada pelo detetive, é possível compreender perfeitamente a história. Espero que a editora lance mais livros da série, gostaria de conhecer um pouco mais do espião.

O mistério por trás do quadro vai assumindo caráter cada vez mais obscuro, levando a caminhos difíceis de antever dada a ação que move o início da trama.

Em suma, se você é um leitor que aprecia livros de espionagem, intrigas internacionais, personagens bem caracterizados e uma boa narrativa, “O Caso Rembrandt” é leitura mais que indicada.

 Série Gabriel Allon

1- The Kill Artist 
2- The English Assassin 
3- The Confessor 
4- A Death in Vienna 
5- Prince of Fire 
6- The Messenger 
7- The Secret Servant 
8- Moscow Rules 
9- The Defector 
10 - O Caso Rembrandt 
11-  Portrait of a Spy 

Stay Connected With Free Updates
Subscribe via Email
You Might Also Like